segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Chá cultural de 18 de Novembro de 2017




CHÁ CULTURAL AEPTI DE NOVEMBRO/2017
Diversos assuntos foram tratados no Chá cultural de Novembro, ocorrido no dia 18 de novembro  de 2017, no Parque Ferraz Costa, na nossa sede, que fica no  subsolo do casarão da Secretaria de Cultura e Turismo:
- A noite de premiação e entrega da antologia do EJA de 2017 que ocorreria no dia 24 de Novembro, teve que ser adiada por atraso no registro e consequente atraso na chegada dos livros. ( No dia 21 de Novembro foi marcada nova data para 29 de Novembro)
A presidente Regina comentou que os secretários elogiaram a entrega da Antologia Infanto Juvenil de 2017, ocorrida no dia 20 de Outubro de 2017. Lembrou que foi feita homenagem à professora Ana, falecida recentemente, com pedido de um minuto de silêncio. Citou que ela teve um papel fundamental com as antologias do EJA e Infanto Juvenil.
Palestra com o escritor André Kondo no dia 28 de novembro de 2017-  os interessados devem fazer as inscrições com ela, por telefone ou e-mail,  pois as vagas são limitadas. Evento foi divulgado na mídia .
AEPTI foi a entrevistada do programa DEBATE da rádio CRN no dia 16 de Novembro de 2017 tendo a presença da Presidente Regina Elisabete, da Vice presidente Tatiana Rostaiser Petti e da Primeira Secretária Rosa-Maria Sangiorgi sendo entrevistadas pelo Diretor do JI Manoel Massaretti e apresentador Eduardo Cintra, em que falou-se do Concurso Literário JI/AEPTI  dos premiados, dentre outros assuntos como o incentivo à Leitura, principalmente dos jovens.
- A Secretaria da Cultura convidou a AEPTI para participar da IT.COM  - Itatiba Comi Festival, no dia 26 de novembro de 2017, no Itatiba Esporte Clube, a partir das 12h, onde haverá : leitura de poesia, troca de livros, gibis e brinquedos, grafite, etc. Voltada para público adolescente. AEPTI levará papel e lápis de cor para desenhos e atividades.
 A presidente agradeceu a participação de alguns sócios na  Mostra Bambolê de Artes.
Sr Zico doou à AEPTI o seu quadro que participou da Mostra 
 Aniversariantes do mês: Sr. Miguel Evangelista e a nossa secretária Rosa-Maria Sangiorgi completando seus 84 anos com muito orgulho e amor.
Importante lembrar: Dia 22 de novembro : dia internacional do livro e dia 23 de novembro dia internacional da palavra
Helena Brick comentou que a cidade de Joinville SC é a única cidade que tem o balé Bolshoi e que em itatiba uma amiga sua, que é credenciada pelo balé de Londres criou a Academia Adaggio Ballet
Tema de novembro: MORTE E PERSPECTIVA DE VIDA. Vários textos foram lidos:
Tatiana leu o texto do Sr. “Zico da Caixa”, publicado no JI
Miguel Evangelista, Solange Vicentini Mössemböck, Wilsom Duarte,  Vera Lúcia de Angelis, Joana Moreira Madeira, Tatiana Petti e Helena Brick, que pediu licença para ler seu texto com fundo musical – a música La Campanella de Franz Lizt, tocada por um pianista cego e com síndrome de Dawn e Rosa-Maria Sangiorgi
Esse nosso último chá teve momentos de muita emoção. A nossa vice Tatiana quase não pode ler seu texto até o fim falando de pessoas queridas que perdemos e seus ensinamentos tão preciosos.
E com a música, Dna Rosa emocionou-se lembrando-se de seu pai, pianista também cego,  que adorava esta música.
As emoções são riquezas que engrandecem a vida da gente.
A música, a arte e a palavra existem para provocar a nossa sensibilidade.
Para completar o Sr Domingos Perocco Netto pediu licença para declamar uma poesia que costumava declamar para sua atual esposa, em tempos de namoro, a ver se ainda sabia de cor. Tratava-se nada mais nada menos que a poesia de Luiz de Camões:
Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia o pai, servia a ela,
e a ela só por prémio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia,
passava, contentando-se com vê-la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.
Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assi negada a sua pastora,
como se não a tivera merecida,
Começa de servir outros sete anos,
dizendo: Mais servira, se não fora
pera tão longo amor tão curta a vida!
(Luís de Camões)
Que o ambiente da AEPTI continue assim a produzir emoção e criatividade também.
Próximo Chá será no dia 20 de Janeiro de 2018 e o primeiro Tema Literário do ano novo será:
TEMPO E VIDA




-

Nenhum comentário: